Educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas

A vida das Abelhas - Narração: Ronaldo Tapajós
DSC_5146_29313
O

Museu do Mel localiza-se no Município de Nova Friburgo na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Situa-se nas proximidades do Parque Estadual dos Três Picos, a maior Unidade de Conservação do Estado. O Museu do Mel é um dos principais atrativos do Circuito Turi­stico Tere-Fri, que integra os municípios de Teresópolis e Friburgo.

O Museu do Mel tem como objetivos principais: educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas, seus produtos e eco sistemas associados, através da produção de estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, difusão de informações técnicas e científicas, comprometidos diretamente com a defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

A

relação do homem com as abelhas e o consumo de mel estão presentes nas tradições culturais de todos os povos do planeta.

No Brasil, mesmo antes da introdução das abelhas meliferas pelos colonizadores europeus, os indigenas já utilizavam o mel das abelhas nativas em sua alimentação. Essas abelhas nativas, por haverem co-evoluído com a flora local,são responsáveis por até 90% da polinização da vegetação.

honeybee

Visitas Mediadas

O

Museu do Mel foi criado em julho de 2004, para atender a demanda crescente de informações sobre abelhas e mel, por parte dos estudantes, turistas e clientes do Apiário Amigos da Terra. Recebemos semanalmente centenas de estudantes e interessados em geral.

Entre nossos visitantes mais assíduos, destacamos escolas particulares de todo o estado do Rio de Janeiro, escolas públicas de Nova Friburgo e região, Universidades de todo o Brasil e grupos particulares de turismo, além da presença constante de famílias em nossa loja, museu e jardim.

Nosso funcionamento ao público espontâneo é aos fins de semana e feriados, das 10:00 às 16:00 horas. Os ingressos são adquiridos na loja e tem valores diferenciados para visita simples ao Museu do Mel e para a Oficina do Mel, que consiste na visita ao Museu do Mel, seguido da visita ao apiário de produção. Crianças até 12 anos pagam meia entrada.

Durante a semana, recebemos apenas grupos agendados previamente. Estes grupos recebem um atendimento diferenciado, com acompanhamento pedagógico especializado e conteúdo aprofundado.

Agende seu grupo e venha ser um Amigo da Terra!

Visitas Temáticas ao Museu do mel

A

Série Visitas Temáticas ao Museu do Mel propõe encontros periódicos com o público leigo, em sua maioria, clientes do Apiário Amigos da Terra, abordando temas de interesse geral sobre o mundo das abelhas e os maravilhosos produtos que elas nos proporcionam. Fique atento para saber o tema da próxima edição!

Como chegar ao Museu do Mel?

Confira no link abaixo, nosso tour em 360º, feito pelo sistema Google

dscf3411

Quer saber mais?

Primeiro museu do gênero cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus, IBraM/MinC

Confira nossos horários:

Quarta à Sáb. 09:00 – 16:00 horas         Domingo e Feriados 10:00 – 16:00 horas

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

Share This