Educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas

Museu do mel

O

Museu do Mel localiza-se no Município de Nova Friburgo na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Situa-se nas proximidades do Parque Estadual dos Três Picos, a maior Unidade de Conservação do Estado. O Museu do Mel é um dos principais atrativos do Circuito Turi­stico Tere-Fri, que integra os municípios de Teresópolis e Friburgo.

O Museu do Mel foi criado em julho de 2004, para atender a demanda crescente de informações sobre abelhas e mel, por parte dos estudantes, turistas e clientes do Apiário Amigos da Terra.

O Museu do Mel tem como objetivos principais: educar, capacitar, conscientizar, promover e valorizar a biodiversidade de abelhas e plantas nativas, seus produtos e eco sistemas associados, através da produção de estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, difusão de informações técnicas e científicas, comprometidos diretamente com a defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

A

 relação do homem com as abelhas e o consumo de mel estão presentes nas tradições culturais de todos os povos do planeta.

No Brasil, mesmo antes da introdução das abelhas meliferas pelos colonizadores europeus, os indigenas já utilizavam o mel das abelhas nativas em sua alimentação. Essas abelhas nativas, por haverem co-evoluído com a flora local,são responsáveis por até 90% da polinização da vegetação.

Quer saber mais?